RELEASE

AuDITIONS Brasil: Coleção de joias da edição 2012 exalta a Brasilidade

Sexta edição do maior concurso de joias em ouro do país, realizada em 2012, criou coleção de 18 peças retratando diversos aspectos da cultura nacional

Publicado em 11/05/2012, por
Atualizado em 05/09/13 10h43

A sexta edição do AngloGold Ashanti AuDITIONS – maior concurso de joias do país, realizada em 2012,  deixou como legado uma coleção de joias única – 18 peças que traduzem os valores e a cultura nacional, escolhidas como finalistas entre mais de 1000  projetos inscritos de todo o país. Realizado bianualmente no Brasil, o concurso durou de março a novembro do ano passado – entre inscrições, seleções e confecção das joias finalistas, e foi encerrado com uma grande festa em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, quando foi apresentada ao público e a imprensa, pela primeira vez, a coleção final de peças. Essas 18 peças, únicas em sua concepção e não comercializáveis, fazem parte agora do acervo da AngloGold Ashanti, maior mineiradora de ouro do país, e vão juntar-se a uma coleção que inclui as peças criadas nas cinco edições anteriores do concurso.

Celebrando o 10º aniversário do concurso AuDITIONS, o tema escolhido para a edição de 2012 foi “Brasilidade”. Dezoito projetos chegaram à etapa final, selecionados entre 1.386 inscritos de todo o país. Antes do julgamento final, todas as peças foram fotografadas nas Cataratas do Iguaçu para o catálogo do concurso, usados pela Golden Girl 2012 – a atriz Tais Araújo. Em sua edição especial, o AuDITIONS BRASIL 2012 criou uma coleção dividida em duas categorias: 12 peças na categoria “Prêmio AuDITIONS” e 06 na categoria “Prêmio 10 anos AuDITIONS”.

A categoria Prêmio AuDITIONS foi destinada à participação de designers de joias e pessoas envolvidas com a criação e produção joalheira, e a peça vencedora – “Cana do Brasil”, da designer Camila Schmitt, do Rio de Janeiro, recebeu um prêmio de R$ 25.000 em barra de ouro – a joia é um colar inspirado nas características marcantes da cana de açúcar. A Categoria Prêmio 10 Anos AuDITIONS foi destinada aos designers já premiados em pelo menos uma edição do AuDITIONS Brasil, e a vencedora – a designer Carla Abras, de Minas Gerais, com a peça “A Rara”, recebeu um prêmio de R$ 30.000 em barra de ouro. A joia é um colar-bolsa estilizado em forma de arara, cujas penas possuem fotos gravações de imagens do Brasil e que tem ainda um olho de LCD, com uma sucessão de imagens.

Fotos em Alta Resolução

Na Galeria de Fotos ao lado estão as fotos das jóias usadas pela Golden Girl Taís Araujo: ao passar o mouse em cima das fotos pequenas, aparecerá o nome da jóia, o designer e o nome da fotógrafa. Clicando-se em cima da imagem, abrirá a foto em alta resolução para serem salvas e usadas.

Legenda das fotos:


01– Peça: Chica Chica Boom – Designer: Lena Garrido


02– Peça: Casa Grande e Senzala – Designer: Ida Benz


03– Peça: Identidade – Designer: Taciana Scalon


04– Peça: Jequitinhonha – Designer: Anne Pacheco


05– Peça: Yawara – Designer: Renata Bessa


06– Peça: Brasil de Montanhas – Designer: Douglas Soares


07– Peça: Encontro das Águas – Designer: Maíra Rebelo e Vivian Lima


08– Peça: A Rara – Designer: Carla Abras


09– Peça: Víscera – Designer: Henrique Slomp Ramos


10– Peça: Yes, nós temos bananas – Designer: Mara Guerra e Paulo Armando


11– Peça: Os Olhos da Floresta – Designer: Celine Geara


12– Peça: Açaí – Designer: Selma Montenegro


13– Peça: Balangandã – Designer: Cris Dinardi e Mara Guerra


14– Peça: Jazida – Designer: Victor Falcão


15– Peça: Águas de Março – Designer: Lorena Batista


16 – Peça: Cana do Brasil – Designer: Camila Schmitt


17 – Peça: Carnival – Designer: Eliânia Rosetti


18 – Peça: Maria Bonita – Designer: Maíde Lança

 

Os finalistas

Além dos vencedores os outros 11 classificados na categoria “Prêmio Auditions” foram os seguintes: Maíra Pelição Rebelo e Vivian Dutra de Lima, de São Paulo, com a peça “Encontro das Águas”; Taciana Scalon, de Minas Gerais, com a peça “Identidade”; Anne Ferreira Silva Pacheco, de Minas Gerais, com a peça “Jequitinhonha”; Celina Geara, do Paraná, com a peça “Olhos da Floresta”; Cristiane Possunato Dinardi, de Minas Gerais, com a peça “Balangandã”; Henrique Slomp Ramos, do Rio Grande do Sul, com a peça “Víscera”; Douglas Henrique Soares Santos, de Minas Gerais, com a peça “Brasil de Montanhas”; Maide Lança de Moraes, de São Paulo, com a peça “Maria Bonita”; Selma Helena Montenegro Botelho, do Pará, com a peça “Açai”; Maria Guerra e Paulo Armando Ferrara de Carvalho Barbosa, de Minas Gerais, com a peça “Yes, nós Temos Bananas”; e Lorena Viana Batista, de Minas Gerais, com a peça “Águas de Março”. Na categoria especial “Prêmio Auditions 10 anos”, os cinco outros  finalistas foram: Renata Bessa, de Minas Gerais, com a peça “Yawara”; Eliânia Fátima de Moraes Rosetti, de São Paulo, com a peça “Carnival”; Ida Elizabeth Benz, do Rio de Janeiro, com a peça “Casa Grande e Senzala”; Victor Hugo Falcão de Freitas, da Paraíba, com a peça “Jazida”; e Lena Garrido, de Minas Gerais, com a peça “Chica Chica Bom”.

A coleção final confeccionada pelos designers do AuDITIONS Brasil 2012 foi bastante representativa do tema escolhido para esta edição: “Brasilidade”. As peças tem soluções de joalheria bem variadas, além de tamanhos e formatos diversos – desde brincos, colares e braceletes, até vestes para o corpo inteiro. Além disso, os designers inovaram ao usar materiais alternativos inusitados – as peças de ouro foram confeccionadas também com materiais como cerâmicas, tecidos e sementes, entre outros.

Além da diversidade de materiais e iconográfica, o resultado do concurso deste ano revela também uma diversidade geográfica, apresentando classificados de estados que tradicionalmente não participavam do concurso. Este ano, entre os finalistas, além de representantes do eixo Sudeste-Sul (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul) há também classificados do Pará e da Paraíba.

O AuDITIONS

O AuDITIONS foi criado há 12 anos na África do Sul e é considerado o maior concurso de design de joias em ouro do mundo. Esse programa institucional contribui para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, além de ser uma ferramenta na promoção das práticas de governança, sustentabilidade, responsabilidade social e sustentação do negócio da empresa, ao incentivar o rejuvenescimento da joalheria, tornando o produto mais atrativo ao consumo. Além de estimular a inovação, contribuir para a renovação do design de joias, estabelecer tendências e incentivar o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro, ele ainda permite a projeção do país no exterior como exportador de capacidade técnica e criatividade.

O maior concurso de design de joias em ouro do mundo – o AuDITIONS Brasil – é também realizado bianualmente na China, Índia e África do Sul, além do Brasil.

Sobre a AngloGold Ashanti

A AngloGold Ashanti é uma das principais produtoras globais de ouro, com 20 operações em 10 países, empregando cerca de 60 mil trabalhadores. Suas ações são listadas nas bolsas de Nova York, Londres, Johannesburgo, Austrália e Gana.

No Brasil, a empresa possui operações em Minas Gerais e em Goiás

Site Oficial: http://www.anglogoldashanti.com.br

 

TV VIDEOS

Info Sobre


 

Press Credenciamento


 

CADASTRO