RELEASE

Feira de Providência 2010

Um dos principais eventos sociais do Rio, a Feira da Providência comemora este ano 50 anos de existência tendo como tema “Uma Volta ao Mundo em Cinco Dias”, com estandes de 35 países e 15 estados, milhares de produtos em dois pavilhões, restaurantes, lanchonetes, uma grande área de recreação, cine 4-D e shows diários.

Publicado em 12/11/2010, por
Atualizado em 06/12/10 2h26

  • Um dos principais eventos sociais do Rio, Feira comemora este ano seus 50 anos de existência

  • Com estandes de 35 países e 15 estados, Feira terá como tema “Uma Volta ao Mundo em Cinco Dias”

  • Além de milhares de produtos com descontos em dois pavilhões, feira terá restaurantes, lanchonetes, uma grande área de recreação, cine 4-D e shows diários

  • Foi criado o Espaço InterAgeLight totalmente dedicado a entretenimento com equipamentos da mais alta tecnologia como piso interativo, live streaming, painéis touch, totens, realidade aumentada e games.

  • Estacionamento gratuito no Riocentro

Final de ano, época de festas. Mas este ano a comemoração começa mais cedo. Entre os dias 24 e 28 de novembro a Feira da Providência, um dos mais importantes eventos sociais da cidade acontece no Riocentro, e em clima de celebração: são exatamente 50 edições, desde que feira foi criada para funcionar, inicialmente no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Modernizada e ampliada com o passar dos anos, a Feira chega ao público este ano com uma oferta de milhares de produtos nacionais e importados com descontos, numa cartela de ofertas que reúne de tudo – comestíveis, brinquedos, perfumes, roupas, mobiliário, acessórios e muito mais.

A edição comemorativa dos 50 anos da Feira será inaugurada no dia 24, às 11 horas com as presenças do Governador Sergio Cabral e esposa, do Prefeito Eduardo Paes e esposa, do arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta, cônsules  de vários países e a Banda da Polícia Militar. Ao meio dia as portas do Riocentro serão abertas para o público – este ano espera-se cerca de 300 mil visitantes. Com o tema “Uma Volta ao Mundo em Cinco Dias”, a Feira funcionará em dois pavilhões do Riocentro. O Pavilhão 1, chamado “Tudo de bom”, abriga os setores de Moda, Beleza, Saúde, Casa e Decoração, além da área recreativa e lanchonetes. No Pavilhão 2, que recebeu o nome de “Mundo Melhor”, ficam os estandes dos países e estados e os restaurantes.

A Feira deste ano, que terá cenografia da entrada e a sinalização dos continentes assinada pelo Ateliê Brasil, reunirá estandes de 35 países e 15 estados, seis restaurantes e quatro lanchonetes. Uma enorme área de recreação será montada, não só para crianças, como também para os adultos, e uma das novidades deste ano é o cinema 4-D, que está sendo lançado no país. Para os jovens foi criado o Espaço InterAge Light onde poderão participar de games utilizando tecnologia de ponta.

“Nesta edição tão importante para nós, estamos unindo história e tecnologia e, como sempre, inovando. Isto está no DNA deste evento desde sua primeira edição, em 1961. Quero convidar todos os cariocas a participar desta grande festa de solidariedade para que tenhamos mais 50 anos de Feira da Providência e para que o Banco da Providência continue desenvolvendo projetos de geração de renda em 104 comunidades do Rio de Janeiro”, afirma Dona Marina Araújo, Diretora Geral do Banco da Providência e da Feira desde a sua primeira edição.

(Site do Banco da Providência: http://www.providencia.org.br)

Ateliê Brasil

A cenografia da entrada da Feira da Providência e a sinalização dos continentes do Pavilhão 2 é assinada pelo Ateliê Brasil, projeto que nasceu em 1996, de uma iniciativa da artista plástica Eli Tosta de aproximar as empresas do terceiro setor e, assim, da responsabilidade social. O trabalho foca em educação ambiental: o compromisso do Ateliê Brasil é conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta, mostrando que a reciclagem é uma forma possível, eficiente e capaz de gerar produtos de qualidade com design.

No ano passado o Banco da Providência já começou a desenvolver algumas ações sustentáveis na Feira, como tapete reciclado, uniformes em malha pet e coleta seletiva do lixo. Esse ano a cenografia alcançará os três pilares da sustentabilidade: econômica, ambiental e social. O Ateliê Brasil desenvolverá a capacitação e a geração de renda de pessoas atendidas no Banco da Providência através da produção de materiais para a decoração da Feira. Para a produção dessas peças será utilizada a técnica em papel machê. A partir disso, o Banco da Providência mobilizou parceiros e funcionários em uma campanha de coleta de jornais.

O Banco da Providência, em parceria com o IEVA (Instituto Eventos Ambientais), está empenhado ainda em promover uma “Feira verde”. O objetivo é fazer uma correta destinação de 100% dos resíduos recicláveis. A Locanty, empresa referência em coleta de resíduos sólidos treinará os catadores sobre o aproveitamento do lixo e desenvolverá ações para conscientizar o público visitante sobre resíduo zero.

Banco da Providência

O Banco da Providência é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de geração de renda, incluindo socialmente jovens, adultos e famílias que vivem em situação de pobreza extrema na cidade do Rio de Janeiro. Os projetos do Banco da Providência priorizam quatro áreas: protagonismo juvenil, capacitação para o trabalho, inserção no mercado de trabalho e aumento da renda familiar. Anualmente são mais de 20 mil pessoas beneficiadas em 104 comunidades empobrecidas do Rio de Janeiro.

Cada R$ 1,00 investido nos projetos sociais gera R$ 3,31 de aumento de renda direta para as famílias (soma da diferença entre a renda de saída e de entrada das famílias participantes dividida pelo custo dos projetos).

Com o objetivo de estimular a adesão de novos doadores para os projetos sociais que desenvolve em prol da redução da pobreza, o Banco da Providência promoverá uma ação inédita durante a 50º edição da Feira da Providência. A campanha INVESTINDO NA VIDA pretende mobilizar os visitantes da Feira, para que eles possam entender melhor o trabalho social da instituição e contribuir com os projetos. Para isso, serão convidados a desvendar uma charada e ir até o estande do Banco da Providência, montado especialmente para esta ação, com exibição de vídeos e depoimentos.

Os participantes concorrerão a prêmios, poderão aderir ao programa de doação na mesma hora e deixar sua participação na campanha, registrada num grande painel que ficará exposto durante os cinco dias de Feira da Providência. Os programas de doação do Banco da Providência contribuem para gerar oportunidades para milhares de moradores das regiões de menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do Rio de Janeiro.

Patrocinadores

Este ano a Feira da Providência conta com importantes patrocinadores que acreditam neste evento de solidariedade e nos projetos sociais do Banco da Providência.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio do DETRAN investe mais uma vez na Feira e realiza a ação “O caminho mais seguro para a sua viagem” com dicas dos preparativos com o carro, o condutor e a viagem.

A Light também é tradicional patrocinadora do evento e este ano terá seu espaço exclusivo, o Espaço Interage Light. O Bradesco entra este ano como o Banco Oficial da Feira da Providência. Além de oferecer o estacionamento de graça para todos os visitantes, o Bradesco também disponibiliza cinco caixas eletrônicos para Saques.

BNDES e Petrobras também patrocinam a 50ª Feira da Providência, pois vêem neste tradicional evento uma oportunidade de incentivar a solidariedade do carioca por um Rio de Janeiro melhor.

Importantes apoiadores também contribuem para que este seja um evento de sucesso: FIRJAN, UNIMED RJ, que está debutando na Feira como o Plano de Saúde Oficial da Feira da Providência, a Staff, que é a Agência de Comunicação parceira da Feira da Providência e a Núcleo da Idéia, que desenvolve o Espaço Interage Light.

Empresas que apoiaram a Feira pela primeira vez: HDPlus, que está fornecendo os equipamentos tecnológicos para o estande do Banco da Providência, Metara Comunicação, que criou a ação do estande, Zona Internet e Gráfica Via 7. Os parceiros de comunicação são a Transamérica e a Rede Globo, além da LCM no merchandising do Riocentro.

Espaço InterAge Light

O Espaço foi criado para que o público possa se divertir e viajar entre o mundo real e o mundo virtual ao utilizar a mais alta tecnologia em entretenimento: game, piso interativo, painéis touch, totens, realidade aumentada e muitas brincadeiras.

Entre os destaques do espaço está o Piso Interativo com dois jogos da Memória: um com os cartazes do Ziraldo e outro com dicas de energia. É um piso de 3 metros quadrados onde o público terá que achar os pares dando pulos e que poderá ser jogado individualmente ou em grupo.

Há ainda um game, que começa na Internet no dia 06 de novembro e termina no Riocentro onde ele terá que buscar as últimas pistas para decifrar o jogo. Esse é um jogo colaborativo e não uma disputa individual, onde quanto mais jogadores tiverem, mais rápido poderão decifrar o enigma e salvar o Rio de Janeiro das mãos do bandido Gaetan, um pirata que roubou um diagrama energético que a Light estava criando. O diagrama foi dividido em 52 fragmentos e escondido em endereços na internet e em estandes da Feira. A missão do público é recuperar todos estes componentes e devolver o diagrama inteiro à Light. Para participar do game o jogador deverá se cadastrar no hot site www.espacointeragelight.com.br. Serão vários prêmios – o primeiro colocado, por exemplo, ganha um Apple IPOD Touch 64gb de 4ª Geração.

O Espaço terá ainda uma exposição de cartazes de Ziraldo, que entrou para o Livro dos recordes por ter criado 50 cartazes em 50 anos consecutivos para o mesmo evento. Os cartazes da Feira da Providência perpassam a história recente, lembrando fatos como a chegada do homem à Lua, os festivais da canção, o movimento hippie, a anistia aos perseguidos pela ditadura militar, a copa do mundo e o meio ambiente. Haverá ainda uma grande exposição de painéis touch lembrando os 50 anos da Feira e algumas de suas principais histórias.

Grife Providência

Ao lado do Espaço InterAge Light encontra-se o estande da grife Providência onde o público encontrará os mais criativos e sofisticados presentes para o Natal: bijuterias e acessórios de moda criados pela designer Luiza Bomeny. Esse é o mais novo projeto do Banco da Providência, de inclusão social na moda. As artesãs são capacitadas nas agências da instituição onde aprendem bordado a mão, costura e confecção de bijuterias. Elas podem trabalhar em casa e assim complementam a renda familiar.

Mais atrações

  • Uma grande área de recreação chamada Center Zone será montada, destinada a levar diversão para todas as idades: são 40 atrações, desde piscina de bolinhas, pula-pula, muro de escalada, teatro fantoche, mágico, pinturas e outras atrações que fazem a alegria da criançada até simuladores e brinquedos radicais indicados para jovens e adultos.
  • Para a criançada o Center Zone tem ainda uma atração extra, o Trenzinho Come Come, com guloseimas como pipoca, algodão doce, hambúrguer e crepes no palito, para alegria da criançada.
  • Outra grande novidade que o público vai encontrar este ano no Riocentro é o cine 4D, uma inovação tecnológica que chega ao Brasil permitindo sensação imediata de proximidade e interação com tudo o que acontece na tela. O impacto é surpreendente, além de ver as imagens e ouvir o som, o espectador pode sentir o vento, fumaça de pane na aeronave e até os movimentos das cadeiras. A utilização dos óculos polarizados durante os filmes de aventura no espaço e em uma montanha russa tornam as cenas ainda mais reais. As apresentações são diárias, com capacidade para até 12 pessoas por sessão. Indicado para crianças (a partir de 05 anos) e adultos de todas as idades. O Valor é de R$ 5,00.
  • O Palco Cultural, um dos maiores atrativos do evento, com capacidade para 500 pessoas, receberá atrações diárias de grupos de danças folclóricas (Portuguesa, italiana, finlandesa, flamenca, maracatu, bumba meu boi, etc) na parte da tarde, a partir das 14 horas. E à noite, a partir das 20 horas, pocket shows a partir das 20h. Algumas das atrações já confirmadas são de artistas como D´Black, Agnela e Montanha Russa. O Palco este ano terá o programa Mistura Pop Brasileira e a Rádio Transamérica, recebendo convidados especiais, com transmissões ao vivo da Feira.

Tudo sobre a 50ª edição da Feira da Providência

  • A feira acontece de 24 a 28 de novembro – quarta a domingo, no Riocentro.
  • O horário de funcionamento é de 12 às 23 horas, todos os dias.
  • A Feira ocupa 2 pavilhões do Riocentro, uma área útil de 30.000 m² sendo 9.000 m² de estandes.
  • A Feira reúne mais de 300 expositores.
  • 35 países estão participando de evento este ano: Coréia, África Do Sul, China, Portugal,  Índia, Turquia, Sirilanka, Japão, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Senegal, EUA, Rússia, Peru, Quênia, Áustria, Alemanha, Angola, Argélia Áustria, Bali, Congo, Dubai, Egito, Equador, França, Grécia, Itália, Líbano, Indonésia, Vaticano, Ucrânia, Tunísia, Marrocos, Palestina,  Paquistão.
  • 15 estados brasileiros também estarão presentes ao evento com estandes: Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceara, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Rio Grande Do Norte, Santa Catarina, São Paulo E Tocantins.
  • O público que for à feira poderá fazer suas refeições em restaurantes que oferecem o cardápio típico de três países (Portugal, China e Alemanha) ou três estados (Paraíba, Minas Gerais, Bahia).
  • Há ainda quatro lanchonetes a disposição do público: Rei do Bacalhau, Espetinhos, Yogo Healt e Pizzaria.

Informações gerais

- Estacionamento gratuito no Riocentro

- Caixas Eletrônicos: 5 caixas Bradesco / 2 caixas Banco 24h

- Balcão de Informações: Serão montados 2 balcões de informações. O primeiro na bilheteria da Feira e o outro na entrada do Pavilhão 2. Nos pontos de informação estará uma equipe treinada para ajudar aos visitantes. Serão distribuídos folhetos de visitação.

- Banheiros: 3 banheiros femininos e 3 masculinos no Pavilhão 1; 2 banheiros femininos no Pavilhão 2; banheiros químicos na entrada do evento

- Postos Médicos: 2 postos médicos, um em cada pavilhão

Guarda-Volumes: funcionará na entrada do Pavilhão 2. Será cobrado o valor de R$ 2,00 pelo dia;

- Objetos Achados e Perdidos: funcionará com serviço de som, durante o período do evento, no pavilhão 2 junto ao balcão de informações.

- Fraldário: Localizados nos banheiros femininos dos Pavilhões 1 e 2.

- Táxi: Na saída do Pavilhão 1 haverá o serviço de taxis credenciados pelo Riocentro.

- Acesso: Veículo Visitante e Vans (portão A); Pedestres (portão H)

Linhas de ônibus:

  • SUL
    • 175- Central-Alvorada (via Copacabana / Av. das Américas)
    • 179- Central-Alvorada (via Botafogo / Av. Sernambetiba)
    • 523- Leme-Alvorada
    • 524- Botafogo-Barra da Tijuca (via Humaitá)
    • 755- Gávea-Cascadura (via Av. Ayrton Senna)
  • NORTE
    • 233- Rodoviária-Barra da Tijuca (via Av. Sernambetiba)
    • 234- Rodoviária-Barra da Tijuca (via Av. das Américas)
    • 701- Madureira-Alvorada
    • 2018- Aeroporto Internacional-Alvorada
    • 690- Méier-Alvorada
    • 691- Méier-Alvorada
    • 753- Cascadura-Barra da Tijuca
    • 755- Cascadura-Gávea
  • BARRA DA TIJUCA / JACAREPAGUÁ
    • 702- Joatinga-Recreio (via Via 9)
    • 703- Recreio-Joatinga (circular)
    • 704- Barrinha x Barrashopping
    • 706- Colônia-Alvorada (via Riocentro)
    • 707- Vargem Grande-Alvorada
    • 708– Largo do Remi-Alvorada
  • OESTE
    • 387- Restinga da Marambaia x Carioca
    • 754- Sulacap x Alvorada (Via Ayrton Senna)
    • 756- Bangu-Alvorada
    • 882- Santa Cruz-Alvorada
    • 853 A- Vila Kennedy-Alvorada
    • 854- Campo Grande-Alvorada
    • 855- Bangu-Alvorada
  • LINHAS DE OUTROS MUNICÍPIOS ATÉ O TERMINAL ALVORADA
    • 400T- Belford Roxo x Barra da Tijuca
    • 405T- Nova Iguaçu x Barra da Tijuca
    • 410T- São J. Meriti x Barra da Tijuca
    • 415T- Duque de Caxias x Barra da Tijuca
    • Petrópolis x Barra da Tijuca (Via Madureira)
    • 420T- Mesquista – Nilópolis x Barra da Tijuca
    • 425T- Queimados x Barra da Tijuca
    • 460 S- Itaguaí x Barra da Tijuca

Assista aos vídeos:

watch?v=gSFKSbUlJtY

Serviço

50ª Feira da Providência

Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, RJ)

Data: 24 a 28 de novembro

Horário: 12 às 23 horas

Preços:

- Inteira R$ 12,00 / Meia: R$ 6,00 / Crianças até 1 m não pagam

* Por lei os idosos, portadores de necessidades especiais e estudante pagam meia mediante apresentação de documento na bilheteria do evento. O pagamento do ingresso deverá ser feito somente em dinheiro ou cartão de débito.

Estacionamento grátis – A Feira da Providência oferece aos seus visitantes estacionamento gratuito.

 

TV VIDEOS

Info Sobre


 

Press Credenciamento


 

CADASTRO