fan-news

Up The Irons! Uma noite de heavy metal com o Iron Maiden


Não é segredo nenhum para quem mora no Rio de Janeiro que o trânsito para a Barra da Tijuca é horrível. E nessa quinta (17), havia um agravante: Wesley Safadão, Simply Red e Iron Maiden se apresentariam por lá. Ou seja, o que já era ruim prometia ficar ainda pior.

Tendo isso em mente, me programei e saí por volta das 17:00 horas para assistir à donzela de ferro – mesmo assim as coisas não saíram como planejado. Ao chegar ao HSBC Arena – após três horas de engarrafamento – percebi que havia perdido os shows das bandas de abertura, The Raven Age e a legendária banda de thrash metal, Anthrax. Ter perdido essa última foi especialmente triste para mim, pois queria muito assistí-los.

Porém, a noite ainda estava só começando. Assim que cheguei ao HSBC Arena, fui recebido por Bruce Dickinson, que cantava os primeiros versos de  “If Eternity Should Fail”, dando inicio à apresentação e deixando bem claro: o Iron Maiden eram os donos da noite. Era apenas a primeira música, mas o público já estava nas mãos da banda.

Iron Maiden Rio

Em seguida, veio “Speed of Light”, primeiro single do novo álbum, The Book of Souls, mantendo a plateia em êxtase. Então, antes de anunciar o primeiro clássico da noite, Dickinson afirmara ter chegado ao maior evento da turnê sulamericana, o Brasil. E com isso, “Children of the Damned” tomava conta do local e todos cantavam sem medo de usar toda a força que existe no pulmão.

Dando continuidade, mais duas músicas do último álbum, “Tears of a Clown” e “The Red and the Black”. Chega a hora de mais clássicos, a bateria cavalgada de Nicko McBrain e os riffs bélicos dos guitarristas Janick Gers, Adrian Smith e Dave Murray não deixaram dúvidas, era a vez de “The Trooper”! E seguindo com “Powerslave”, a banda fez o HSBC Arena tremer!

Death and Glory” e “The Book of Souls” foram as últimas músicas do disco mais recente a serem tocadas. Durante “The Book of Souls”, o famoso mascote da banda, Eddie, aparece ao palco, tendo Bruce Dickinson arrancando de forma teatral o seu coração e levando a galera ao delírio.

Depois de “Hallowed Be Thy Name” ter sido muito bem recebida pela casa, veio um dos momentos mais marcantes da apresentação,“Fear of the Dark”, com toda a arenca em coro se fazendo ouvir por toda a Barra, seguida pela canção que dá nome à banda, “Iron Maiden”.

Um breve intervalo aconteceu, mas a banda voltou para o bis com o clássico inquestionável “The Number of the Beast”. Com as luzes baixas e um diabo ao fundo do palco, a narração inconfundível que inicia a música começou, gerando um clima apocalíptico enquanto todos os presentes foram à loucura. Com certeza, esse hino do heavy metal foi um dos pontos altos da apresentação. “Blood Brothers” e a incrível “Wasted Years” fecharam à noite.

É muito bom ver uma banda como o Iron Maiden tão bem e à vontade no palco depois de tantos anos de carreira. O carisma de seus integrantes é incontestável! Dave Murray e Adrian Smith eram só elegância e simpatia enquanto Janick Gers não parava de dançar. Steve Harris frequentemente cruzava o palco correndo, totalmente imerso no clima da noite. McBrain se mostrou um baterista ainda bastante relevante para o metal mundial ao criar as bases pesadas para o resto da banda. E Bruce Dickinson é um verdadeiro showman. Brincava o tempo inteiro com os outros integrantes, não parava quieto e não deixava o publico desanimar. Sua qualidade vocal ainda é absurda. Nem parece que o mesmo passou por um câncer recentemente… O cara é incrível!

Mais uma vez o Iron Maiden se mostrou uma verdadeira insituição do metal. E depois de quarenta anos, lotar uma arena com gente de todas as idades é a prova da longevidade do grupo. Quem esteve presente no HSBC Arena nessa ultima quinta-feira teve uma noite inesquecível com uma das maiores e mais importantes bandas de rock pesado de todos os tempos. E todos sairam de lá com uma certeza: o Iron Maiden faz um dos melhores espetáculos que se pode ver!

Set list completo:

1- If Eternity Should Fail

2- Speed of Light

3- Children of the Damned

4- Tears of a Clown

5- The Red and the Black

6- The Trooper

7- Powerslave

8- Death or Glory

9- The Book of Souls

10- Hallowed Be Thy Name

11- Fear of the Dark

12- Iron Maiden

Bis

13- The Number of the Beast

14- Blood Brothers

15- Wasted Years

Por Neto Arman


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque