press

Série Dell´Arte Concertos Internacionais 2007


Em seu 14º ano, a mais famosa e duradoura série de Concertos Internacionais do Rio de Janeiro confirma a tradição de trazer grandes nomes aos nossos palcos e leva adiante seu projeto de inovar, reunindo estrelas da música clássica, do gospel e do jazz.

No ano em que comemora seus 25 anos de atividades, a Dell’Arte Soluções Culturais, uma das principais empresas culturais do Brasil traz, mais uma vez, ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, grandes nomes da música internacional: é a Série Dell’Arte Concertos Internacionais 2007 que mantém a tradição de trazer para o público carioca expoentes da música clássica de todo o mundo, sejam instrumentistas, cantores, grandes orquestras ou conjuntos de câmara. Como parte dos festejos, a série de 2007 foi ampliada: ao invés dos tradicionais oito concertos, este ano serão nove.

Quatro das atrações deste ano serão renomadas orquestras sinfônicas internacionais: a abertura da temporada acontece com a Cappella della Pietà de Turchini. Dirigida por Antonio Florio, é integrada por instrumentistas e cantores que se especializaram na interpretação do repertório napolitano dos séculos XVI a XVIII. Em junho é a vez da Orchestra Sinfonica di Milano Giuseppe Verdi, com o maestro Michael Schønwandt e o grande soprano Lucia Aliberti; em julho, a Philadelphia Youth Orchestra, legítima herdeira do famoso “Philadelphia Sound” criado por Eugene Ormandy e, em agosto, a Gustav Mahler Jugendorchester, com o maravilhoso barítono Thomas Hampson em sua primeira turnê sul-americana.

A programação 2007 terá ainda um concerto muito especial: “A Noite do Piano Russo”. A Dell’Arte reuniu seis dos maiores pianistas russos da nova geração, todos detentores de importantíssimos prêmios internacionais, que se apresentarão no Rio  durante a primeira semana de maio, em um projeto em parceria com a Sala Cecília Meirelles:  Nikolai Lugansky, Denis Matsuev, Vadim Rudenko ( todos vencedores do Concurso Tchaikovsky de Moscou) Andrei Pisarev, Pavel Nersessian e Kátia Mechetina (vencedores dos Concursos Internacionais Busoni, Dublin e Cleveland), que se apresentarão em uma excepcional maratona pianística.

Integram ainda a Série La Capilla Real de Madrid, dirigida por Oscar Gershensohn, um maravilhoso conjunto vocal e instrumental especializado no barroco espanhol e em Bach e duas atrações que renovam a programação: o Great Voices of Gospel, um dos melhores conjuntos do gênero em todo o mundo e o célebre Jacques Loussier Trio, conhecido por suas excelentes interpretações jazzísticas de Bach.

A Série Dell’Arte Concertos Internacionais 2007 inicia-se no dia 26 de abril e encerra a sua temporada no dia 7 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Veja a programação completa abaixo

Ação Social e formação de platéia: Um esforço constante da Empresa
Levando adiante seu objetivo de formação de novas platéias, a Dell’Arte prossegue em 2007 como o trabalho de ação social que vem sendo desenvolvido nos últimos anos com muito sucesso. Dirigido a grupos de crianças e adolescentes oriundos de comunidades carentes e assistidos por Ongs com trabalhos de reconhecida seriedade, a ação social consiste não apenas em levar este “público em formação” aos concertos, mas também em  oferecer uma noção da importância do que vão assistir. Assim, antes de cada apresentação uma palestra é ministrada por especialistas, que apresentam, em tom coloquial, as informações essenciais  para a compreensão do concerto. Vale lembrar que a quase totalidade dos jovens contemplados pela ação social nunca antes havia entrado no Municipal ou assistido a um espetáculo do gênero.

Outra vertente importante presente na Dell´Arte há 25 anos, segundo sua presidente, Myrian Dauelsberg, é a vocação didática da empresa. “Sempre que possível solicito que os artistas internacionais de passagem pelo Brasil ministrem masterclasses para alunos da Escola de Musica da UFRJ e outras instituições. Na presente temporada, por exemplo, seis masterclasses serão realizados gratuitamente para talentosos jovens artistas selecionados. É mais uma forma de contribuirmos para a cena da música clássica no Brasil, da qual eu não abro mão. É minha parte acadêmica”

Programação Completa
26 de abril – La Cappella della Pietà de Turchini
Fundada em 1987 por Antonio Florio, a Cappella della Pietà de Turchini é integrada por instrumentistas e cantores que se especializaram na interpretação da música napolitana dos séculos XVI a XVIII, especialmente de compositores notáveis como Provenzale, Trabaci, Veneziano, Nola, Netti, Caresana e Sabino, praticamente desconhecidos do público contemporâneo. Os programas peculiares e o enfoque rigoroso da prática instrumental barroca fizeram da Cappella uma das mais instigantes atrações da vida musical da Itália e mesmo da Europa.

10 de maio – A noite russa do piano,  com  Orquestra Petrobras Sinfônica
Uma noite mágica, com um concerto muito especial em homenagem ao jubileu do professor Sergei Dorenski, decano do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, que contará com a participação de cinco dos maiores nomes da nova geração de pianistas russos, todos seus ex-alunos e detentores dos mais importantes prêmios internacionais. São eles: Andrei Pisarev, Pavel Nersessian, Nikolai Lugansky, Denis Matsuev e Vadim Rudenko. Uma oportunidade rara de ouvir, numa só noite, o melhor do pianismo da atualidade.

06 de junho- Orquestra Sinfônica Guiseppe Verdi de Milano – Reg: Michael Schonwandt e Lucia Alberti – Soprano
Formada em 1993, a Orchestra Sinfonica di Milano Giuseppe Verdi notabilizou-se a partir de 1999, quando Riccardo Chailly assumiu como seu diretor musical. Em sua turnê brasileira 2007 a orquestra será dirigida pelo maestro Michael Schonwandt e terá como convidada especial o grande soprano Lucia Alberti. No programa várias e aberturas de Verdi, Puccini, Rossini, Donizetti e outros, além da suíte sinfônica do Romeu e Julieta de Prokofiev.

05 de julho – Philadelphia Youth Orchestra
Entrando em sua sétima década de atividade ininterrupta, a Philadelphia Youth Orchestra (PYO) é uma das mais antigas do gênero nos Estados Unidos. Ela é apontada pela crítica internacional como um dos mais brilhantes conjuntos jovens e já se apresentou em mais de vinte países nos cinco continentes. Em seu concerto no Rio de Janeiro, a PYO estará apresentando um programa que inclui a abertura de La Clemenza di Tito de Mozart, o Concerto para violino de Tchaikovsky e a Sinfonia Nº 3 de Beethoven. A solista do concerto será a jovem Francesca de Pasquale.

30 de julho – Orquestra La Capilla Real de Madri – Regência: Oscar Gershensohn
Desde a sua fundação por Oscar Gershensohn em 1992, o conjunto vocal e instrumental “La Capilla Real de Madrid” aborda o repertório da música européia dos séculos XVI, XVII e XVIII, com destaque especial para o Século de Ouro do Barroco espanhol, do qual rastreou um bom número de obras, em sua maioria inéditas. La Capilla Real de Madrid é um dos conjuntos anfitriões e programadores do atual Ciclo de Música nas Igrejas de Madri, com a integral das Cantatas de J.S. Bach, que vem sendo realizado desde outubro de 2004.

26 de agosto – Gustav Mahler Jugendorchester – Regência: Philippe Jordan – Barítono: Thomas Hampson
A Gustav Mahler Jugendorchester foi fundada em 1997, por iniciativa de Claudio Abbado. Seu repertório vai do Barroco ao contemporâneo e inclui tudo, da música de câmara aos grandes monumentos sinfônicos, das grandes óperas às estréias mundiais. Em sua turnê brasileira a orquestra será dirigida por seu co-fundador, o maestro Daniel Harding. O programa, inteiramente dedicado à música de Mahler, inclui o ciclo de canções Des Knaben Wunderhorn e uma de suas criações sinfônicas mais monumentais: a Sinfonia Nº 6 – “Trágica”.

O baixo-barítono Thomas Hampson é considerado um dos maiores nomes da cena lírica internacional e uma das mais belas vozes no seu registro do mundo. Seu amplo repertório vai desde os principais papéis das óperas de Mozart, Verdi, Rossini, Wagner, Tchaikovsky até lieders e canções de Strauss, Wolf, Marx, entre muitos outros. Famoso mundialmente desde que obteve o primeiro lugar nas audições do Metropolitan Opera em 1981 e dono de uma enorme discografia, Hampson já recebeu inúmeros prêmio, incluindo um Grammy em 2003 por sua gravação da ópera Tanhauser de Wagner.

10 de outubro – Jacques Loussier Trio
O francês Jacques Loussier é costumeiramente chamado de “o músico impossível de se classificar” de sua geração, tamanha a variedade e a imprevisibilidade dos caminhos pelos quais o pianista tem construído sua carreira desde meados dos anos 1950. Mundialmente famoso por suas adapatações jazzísticas da obra de Johann Sebastian Bach, ele também tem colaborado com grandes estrelas da música e do teatro musical, compôs mais de uma centena de trilhas sonoras para o cinema e a televisão.

25 de outubro – Great Voices of Gospel

The Great Voices of Gospel é um coro integrado por cerca de vinte cantores, todos eles grandes expressões do gênero, que se revezam em números solo, duos e páginas corais. Eles são acompanhados por uma seção rítmica integrada por baixo, bateria e piano. Seu repertório vai dos comoventes hinos religiosos, aos “spirituals”, e a adaptações de números da música clássica, passando por Porgy and Bess e pelo “Hino à Alegria” da Nona Sinfonia de Beethoven. Músicas que correram mundo como Oh, Happy Day, He’s Blessing me e Amazing Grace.

07 de novembro – Orquestra Filarmônica de Varsóvia – Regência: Antoni Wit
Fundada em 5 de novembro de 1901, a Orquestra Filarmônica de Varsóvia apresenta hoje mais de oitenta concertos sinfônicos por temporada, mais de cinqüenta concertos de música de câmara e uma série especial de concertos para crianças. Dentre os grandes regentes e solistas que já se apresentaram com a orquestra estão Martha Argerich, Aram Khachaturian, Rafael Frühbeck de Burgos, Igor Markevitch, Kurt Masur, Anne-Sophie Mutter, David Oistrakh, Sviatoslav Richter, Mstislav Rostropovich, Arthur Rubinstein, Isaac Stern, Leopold Stokowski e Igor Stravinsky.

Dell’Arte – Uma história de 25 anos de sucesso
Em 2007, a Dell’Arte Soluções Culturais comemora 25 anos de atividades ininterruptas – periodo em que se firmou como uma das maiores empresas de eventos da América Latina. Fundada pela professora e musicista Myrian Dauelsberg (Doutora em musicologia pela Sorbonne, professora e orientadora de mestrado na Escola de Música da UFRJ, ex-Diretora da Sala Cecília Meireles, ex-chefe de Gabinete do Ministério da Educação e Cultura, entre outros), atualmente presidente da empresa, a Dell’Arte tem marcado a cena cultural brasileira com a realização de grandes espetáculos de música clássica, óperas e balés.

A empresa  apresenta  hoje um dos mais sólidos e significativos portfólios de realizações artísticas da América do Sul, com estrelas do porte de Luciano Pavarotti, Jessye Norman, José Carreras, Plácido Domingo, Kiri Te Kanawa, Lorin Maazel, Daniel Baremboim, Simon Rattle, Kurt Mazur, Evgeny Kissin, Max Vengerov, Martha Argerich, Kirov Ballet, Ballet Bolshoi, Ballet da Ópera de Paris, New York City Ballet, New York Philharmonic Orchestra, Maurice Béjart, Antonio Gades, Sinfônica de Berlim, Filârmonica de Viena, MOMIX, Mitslav Rostropovich, Tereza Berganza, Monserrat Caballé, entre centenas de outras atrações.

A Dell’Arte foi também pioneira na implantação de festivais no Estado do Rio de Janeiro (Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), consciente da vocação turística do estado e da necessidade de interiozação da cultura e de formação de novas platéias para as artes.

Paralelamente aos grandes eventos internacionais, o apoio a novos talentos sempre foi uma constante nas diretrizes da empresa, através de inúmeras séries concebidas com este intuito e da concessão do Prêmio Dell´Arte a grandes talentos brasileiros.

A difusão da cultura brasileira no exterior é outra vertente que se consolida a cada ano, através de realização de turnês internacionais para companhias de dança e solistas brasileiros. Recentemente produziu o musical Brasil Brasileiro, sob a direção de Cláudio Segovia, que se transformou em um dos maiores sucessos de público e de crítica nas principais capitais européias.

Responsável por agenciamentos artísticos, consultorias e prestação  de serviços operacionais na área da cultura,  a Dell’Arte é hoje uma das grandes empresas brasileiras da área cultural que mantém a excelência e a qualidade artística como denominadores comuns de todas as suas realizações.

SERVIÇO:

PREÇOS

Preços para assinantes (já com 50% de desconto)

Frisa/ Camarote (6 pessoas) – R$ 6.930,00
Platéia/ Balcão Nobre – R$ 1.155,00
Balcão Simples – R$ 630,00
Galeria – R$ 280,00
INGRESSOS: Disque Dell’Arte – (21) 3235-8545


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque