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O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, com coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov


Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro encerra temporada 2010 com o clássico “O Quebra-Nozes”

Um dos balés mais populares do mundo, a clássica história natalina ‘O Quebra-Nozes’ está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, em grande produção que encerra a temporada 2010 de dança clássica. A versão assinada por Dalal Achcarretorna após dois anos de ausência para cinco apresentações, a partir de 8 de dezembro. À frente da Orquestra SinfônicaCoro do TMRJ estará o maestro convidado Javier Logioia Orbe. Nos papeis principais, revezam-se Claudia MotaMárcia JaquelineRenata Tubarão, como ‘Fada Açucarada’, e Francisco TimbóCícero GomesDenílson Vieira, interpretando o ‘Príncipe Quebra-Nozes’.

“É um clássico do balé mundial e do repertório do Theatro que não pode faltar na programação anual”, afirma Carla Camurati, presidente da Fundação TMRJ.

“Tenho uma relação muito especial com este balé, que dirigi pela primeira vez em 1974, e que passei a dirigir no Theatro Municipal do Rio, desde 1981”, explicaDalal Achcar. “Gosto especialmente porque a história tem uma magia única e desperta um clima de fraternidade que deveríamos ter sempre. É uma obra que agrada a todas as idades”.

A enorme popularidade de ‘O Quebra-Nozes’ comprova o fascínio exercido nas platéias a partir do encontro do conto de Alexandre Dumas com a música deTchaikovsky e a coreografia original de Marius PetipaLev Ivanov. Sua estréia foi em 1892, na Rússia.  A primeira apresentação no ocidente só aconteceu em 1934, no Sadler’s Wells Theatre, em Londres. Desde então, tornou-se um dos balés mais montados em todo o mundo.

A PRODUÇÃO

A grandiosa produção envolve números expressivos. As mudanças dos quatro cenários completos que compõem a montagem são todos feitos em cena aberta por uma equipe de 65 técnicos. Um total de 123 bailarinos – sendo 71 do BTM e 52 alunos da Escola de Dança Maria Olenewa – se reveza nas cenas do prólogo e nos dois atos do balé. Soma-se a isto 89 músicos da Orquestra Sinfônica e 44 coristas do Coro do Theatro Municipal, totalizando 256 pessoas trabalhando diretamente. “Para se ter uma idéia do que envolve uma produção deste porte, são usados 60 rolos de esparadrapo400 pares de sapatilhas, desde os ensaios até o fim da temporada”, contabiliza Hélio Bejani, diretor artístico do BTM.

A HISTÓRIA

O ballet conta a história da menina Clara, que ganha do padrinho um quebra-nozes em formato de soldadinho e se encanta pelo presente. Ela fica desolada, no entanto, quando seus irmãos dela o quebram durante a brincadeira. O padrinho a consola e conserta o brinquedo. Ela vai dormir e a partir daí, a magia toma conta do ballet: Clara sonha que um exército de ratos está invadindo o salão. O boneco quebra-nozes adquire vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O “Rei dos Ratos” fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando ela o salva, atirando seu sapato na cabeça dele. Clara sente a presença do padrinho, que, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe.

O príncipe a conduz ao “Reino das Neves” e depois ao “Reino dos Doces”, onde vive a “Fada Açucarada”, que homenageia a menina com uma grande festa, com danças típicas da Espanha, China, Rússia, entre outras, e com um pas-de-deux da “Fada Açucarada”. O espetáculo continua com uma sucessão de danças de diversas regiões do planeta, e outras que simbolizam o café, os chocolates, as flores e, por fim, o pas-de-deux entre a fada e o príncipe. No dia seguinte, os pais de Clara a encontram dormindo ao lado da árvore de Natal abraçada ao boneco. Ela acorda e percebe que tudo foi um sonho.

SERVIÇO

Ficha técnica:

Balé O Quebra-Nozes
Ballet, Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky
Regência: Javier Logioia Orbe

Concepção, Coreografia e Mise-En-Scène: Dalal Achcar
Bailarinos principais: Cláudia Mota, Márcia Jaqueline, Renata Tubarão, Francisco Timbó, Cícero Gomes e Denílson Vieira

Cenários e Figurinos: José Varona
Diretor Artístico do Ballet do Theatro Municipal: Hélio Bejani

Solistas:

Protagonistas

Dias 8 e 11/12
Claudia Mota (Fada Açucarada) e Francisco Timbó (Príncipe Quebra-Nozes)

Dias 9 e 12/12
Márcia Jaqueline (Fada Açucarada) e Cícero Gomes (Príncipe Quebra-Nozes)

Dia 10/12
Renata Tubarão (Fada Açucarada) e Denílson Vieira (Príncipe Quebra-Nozes)

Pas de deux das Neves

Dias 8 e 12/12
Bettina Dalcanale e Francisco Timbó

Dia 9/12
Bettina Dalcanale e Denílson Vieira

Dias 10 e 11/12
Cristiane Quintan e Francisco Timbó

Drosselmeyer

Dias 8 e 12/12
Hélio Bejani

Dias 9, 10 e 11/12
Joseny Coutinho

Temporada:

Estréia dia 8 de dezembro, às 20h
Dias 9, 10 e 11 dezembro (quinta a sábado), às 20h
Dia 12 (domingo), às 17h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano s/n° – Centro
Informações: 2299-1711

Preços:

  • Plateia e balcão nobre – R$ 84,00
  • Balcão superior – R$ 60,00
  • Galeria – R$ 25,00
  • Frisas e camarotes – R$ 84,00 (por assento)

Desconto de 50% para estudantes e idosos

Classificação etária: Livre

Duração: 2h (com intervalo)

Informações: (21) 2332-9191 / 2332-9005

Ticketronic: 21 3344-5500 ou site www.ticketronic.com.br


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