zoom

John Lennon completaria 76 anos hoje, dia 9 de outubro, e aproveitamos a data para matar um pouco a saudade


Há exatos 76 anos, nascia John Winston Lennon, considerado um dos compositores mais amados e reconhecidos em todo o mundo, e não só pela banda The Beatles, mas também por seus trabalhos solo

Hoje é dia de dar parabéns à uma das maiores personalidades de todos os tempos: John Lennon! Há exatos 76 anos, no dia 9 de outubro de 1940, nascia John Winston Lennon, considerado um dos compositores mais amados e reconhecidos em todo o mundo, e não só pela banda The Beatles, mas também por seus trabalhos solo. E é claro que não podíamos de aproveitar para contar um pouco mais desse ídolo mundial e homenageá-lo no dia de hoje.

bands_the_beatles-930x523

Mas antes de começarmos a contar um pouco mais sobre esse ídolo mundial, pare um pouquinho e pense em John Lennon… Qual é a primeira música que vem à sua cabeça? Se não foi “Imagine”, você faz parte de um pequeno grupo de fãs do cantor. Em uma pesquisa elaborada nos Estados Unidos, em 2010, a cada dez entrevistados, sete disseram que “Imagine” era a música mais conhecida de John Lennon. Para você ter uma ideia de como a canção se tornou um hino e foi difundida mundialmente, é só dar uma busca no Youtube com as palavras “John Lennon Imagine” e você verá mais de 1,5 milhões de resultados, entre videoclipes, lyric vídeos e covers, tudo isso em diversas línguas e países diferentes. Já no Google, ao buscar as mesmas palavras, mais de 11,5 milhões de resultados aparecem. Agora, com uma grande dose de nostalgia, dá uma olhada no videoclipe original da música mais emblemática de todos os tempos:

Considerado à frente de seu tempo, John Lennon pregava o amor, a paz e a liberdade! Apesar disso, Lennon era considerado por seus amigos uma pessoa excêntrica e irreverente. Por exemplo, você sabia…

– Que John Lennon já cantou com um microfone coberto por uma camisinha, mas nunca usou essa gravação? A ideia era conseguir um som embaixo d’água para o hit dos The Beatles, “Yellow Submarine”, de 1966, e precisou se proteger de possíveis choques elétricos.

– Que o vaso sanitário usado por John Lennon foi leiloado após sua morte e vendido no valor de US$ 14 mil? Agora, se o seu trono valia isso, imagina seus óculos…

– Que Lennon não gostava de sua própria voz e por muitas vezes pediu que fossem colocados efeitos sonoros nas músicas para que mudasse o seu verdadeiro tom? Essa afirmação foi dada por George Martin, famoso produtor dos The Beatles que repetiu diversas vezes que não entendia porque Lennon queria que sua voz soasse “diferente”.

– Que o álbum mais vendido dos The Beatles é a coletânea chamada 1, lançada no ano 2000, e que contém as 27 músicas de maior sucesso do grupo? Com relação aos discos dos anos 60, o título de campeão de vendas fica com Abbey Road.

– Que a primeira música da banda Rollings Stone foi dada de presente por John Lennon e Paul McCartney? “I Wanna Be Your Man” foi primeiramente lançada pela banda de rock e depois regravada por Ringo Starr.

– Que John Lennon, além de músico, compositor e cantor, era um artista plástico? Antes de entrar para os The Beatles, Lennon cursou Belas Artes em uma escola de desenho de Liverpool.

Apesar do amor que recebia de todo o mundo, o astro foi assassinado pelo fã Mark Chapman no dia 8 de dezembro em 1980. Três dias antes, John Lennon dava o que seria sua última entrevista e posava para sua última capa de revista. A famosa capa da Rolling Stone foi publicada em janeiro de 1981 e chocou o mundo ao trazer John Lennon nu em posição fetal abraçado a sua esposa Yoko Ono, completamente vestida. A fotógrafa que registrou o momento declarou que “foi o retrato dos amantes mais verdadeiro que pude fazer em minha carreira”. Ficou curioso? Dá uma olhada…

Agora, verdade seja dita. Em apenas 40 anos, John Lennon marcou o mundo, que não se esquecerá dele. Duvida? Então, dá uma olhasda nos vídeos oficiais de músicas que, ao longo do tempo, se tornaram verdadeiros hinos.

E aproveitamos para finalizar com um apenas muito brigado, John Lennon!

Por Rebeca Guio


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque