zoom

Cantores coreanos podem não conseguir mais adiar data de alistamento militar


Nova medida tornará mais rígida a fiscalização de datas de alistamento de celebridades

Um dos maiores temores de quem acompanha a carreira dos astros do k-pop é a data de alistamento militar das celebridades do sexo masculino. Todo homem sul-coreano deve cumprir cerca de dois anos de serviço militar e o alistamento deve acontecer entre os 18 e 35 anos. Certos de que os deverão em determinado momento dar uma longa pausa dos holofotes, muitos artistas vêem como incerto o rumo de sua carreira após o retorno à vida de civil. Por conta disso, muitas celebridades tentam adiar ao máximo seu afastamento para conseguir se estabilizar no mundo do entretenimento.

No entanto, uma nova medida da Administração da Mão-de-obra Militar (MMA) da Coreia do Sul pretende dificultar os planos de quem quer adiar seu recrutamento. Na última quarta-feira (5), a associação enviou uma carta às principais agências de entretenimento solicitando maior rigor no controle de datas dos artistas contratados.

As empresas deverão preencher um formulário com dados pessoais de todos os contratados, sejam eles artistas ou trainees, os aspirantes a celebridades que ainda não se lançaram oficialmente no mercado. Cantores, atores, comediantes, dançarinos, DJs, modelos, dubladores e outros profissionais do entretenimento nascidos entre 1º de janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 1999 deverão ter seus dados fornecidos ao MMA.

O objetivo da medida é padronizar as datas de alistamento para todos os cidadãos, sem dar preferência a celebridades. Para solicitar a alteração da data de seu serviço militar, os artistas deverão ser submetidos aos mesmos critérios dos outros homens coreanos. Dentre os motivos que podem justificar o adiamento estão deficiências físicas ou mentais, estudo em ensino superior e pós-graduações, perda recente de familiar próximo, desastres naturais, problemas com passaporte, entre outros.

O tema gera muita controvérsia entre aqueles que consideram justo que as celebridades tenham os mesmos direitos e deveres de outros cidadãos e aqueles que acreditam que o longo período de hiato prejudica mais a carreira de pessoas que lidam com sua imagem e público.

Dentre os cantores que atualmente cumprem o serviço militar estão T.O.P, do Big Bang; Junsu e Yoochun, do JYJ; Ryeowook, Donghae, Eunhyuk e Siwon do Super Junior; e Changmin e Yunho, do TVXQ. Outros nomes como Sunggyu, do INFINITE; Taecyeon e Jun.K, do 2PM; Kyuhyun, do Super Junior; e Seulong, do 2AM, devem anunciar em breve a data do seu alistamento.

Por ShaKin’ Pop


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque