zoom

Bandas coreanas: Conheça o K-ROCK!


O gênero não é tão conhecido para os apreciadores do K-POP, mas que tem muita influência nos Idols e em alguns grupos!

bandaskrock

Quando alguém que não conhece o mundo do K-POP chega falando “A banda tal…” e surge alguém do além falando “Não é banda, é grupo!” e você fica pensando “Mas que coisa chata…”, pois é! É que na Coréia temos essa divisão, de quem toca instrumentos: banda e quem apenas perfoma músicas e dança: grupo. E eu vim aqui contar como surgiram as tais bandas, tanto de rock, indie ou pop rock, que estão mais em alta hoje em dia com o Day6 e o The Rose, mas que o gênero e conceito vem lá dos anos 1950. Vamos lá!

1950-1960

O rock coreano tem raízes no rock americana , devido aos soldados dos EUA que lutavam na Guerra da Coreia.  Ao redor da base militar dos EUA, músicos locais poderiam ter oportunidades de aprender o rock americano e apresentá-lo no palco para os soldados americanos. Em 1962, Shin Jung-hyeon formou a primeira banda de rock coreana, Add4, e como resultado, muitas bandas de rock coreanas, puderam iniciar sua carreira musical na década de 1960.  Logo depois, surgiram outras bandas de rock coreanas, conhecidas como “Group Sound”, incluindo HE6, K’okkiri Brothers e Key Boys, que são mais conhecidas por seu hit, “Let’s Go to the Beach”. Esses grupos foram fortemente influenciados pelo rock americano e britânico da mesma época.

Key Boys, 1966
Key Boys, 1966
Add4, 1962
Add4, 1962

1970

Sob a administração militar na década de 1970, o rock e sua subcultura foram classificados como uma cultura juvenil depravada e restrita. Shin Jung Hyeon foi preso por posse de drogas. Han Dae Soo se mudou para Nova York em um auto-exílio logo após seus álbuns terem sido proibidos e censurados pelo governo. A detenção de Shin fez a produção de K-rock diminuir, mas outros artistas, mais notavelmente Sanulrim, que surgiu no fim da década de setenta, antes da música dance começar a dominar a música popular na Coreia na década de oitenta.

38427278_2111513989168947_1463112834522021888_n

Sanulrim
Sanulrim

1980

Nos anos 80, a geração jovem da Coreia do Sul que cresceu ouvindo música rock no início dos anos 70 tornou-se estudantes universitários ou adultos o que levou o gênero a se elevar como hard rock e heavy metal com o surgimento da banda Magma durante um festival de música da faculdade que chocou as pessoas e acabou ganhando atenção, e então surgiram as bandas, BaekdusanBoohwal e Sinawe, a tríade das rock bands. A década de 80 foi quando o rock chegou mais perto do mainstream da música pop coreana, uma das razões pelas quais a música rock se tornou mais popular do que o passado foi que a censura diminuiu um pouco em comparação ao governo do Park Chung-hee.

6342-boohwal
                                   Banda Boohwal, que ainda é ativa até hoje

1990

O rock foi revivido no começo da década de noventa, com a democracia que veio com a presidência de Roh Tae-woo. Como a informação corria mais livremente no país, a juventude sul-coreana foi exposta à música popular estrangeira, mas por um curto período de tempo e muitos começaram a formar bandas. Duas das primeiras bandas foram Crying Nut e No Brain, as quais introduziram ao país em uma grande variedade de novos gêneros. Com o aumento da globalização e o acesso à internet, a cena musical se diversificou e incluiu novos estilos musicais. Nos fins da década de noventa veio um aumento da diversificação nas influências musicais, já que emergiram bandas como Rux e outras como The Geeks introduziram a Coreia do Sul no hardcore punk e straight edge. Em 1997, surgem duas bandas que estão ativas até hoje, ambas com vocalistas femininas. A Jaurim, com seu rock alternativo e arranjos sensacionais e a Cherry Filter, com seu som único composto por baladas emocionais, punk rock, rave e trance.

Crying Nut
Crying Nut

 

No Brain
No Brain

2000 – atualmente

Os anos 2000 pegaram a diversificação que o final dos anos noventa trouxe e adicionou ainda mais gêneros. O NELL surge em 2001, com seu som desesperado, mas psicodélico do quarteto e se tornou reconhecida mundialmente, tendo como fã o Chris Martin, do ColdPlay. 2003 traz o surgimento do BUZZ, com suas baladas melancólicas. O TRAxX surge em 2004, na SM, e trazendo o nu metal. E em 2006, a banda Skasucks foi formada e começou o movimento de ska punk na Coreia do Sul, que se tornou outra grande influência, produzindo bandas como Lazybone e Beach Valley. Infelizmente o gênero vai caindo na TV e nos programas e fica mais presente em festivais.

NELL - Ocean of Light
NELL – Ocean of Light

A FNC Ent. resolve debutar o F.T. Island em 2007 e o CNBLUE em 2009 para o mainstream, que se tornam bandas de super sucesso, tanto na Coréia quanto internacionalmente, trazendo uma revolução, já que são bandas versáteis e misturam muitos gêneros e também entraram rápido em programas de TV e nos famosos doramas, as novelas coreanas.

 

F.T. Island
F.T. Island
CNBLUE
CNBLUE

Depois disso, muitas bandas surgiram na Coreia. A banda Kiha & The Faces estreou em 2008 com o single “Cheap Coffee”, e desde então se tornou uma das bandas de indie rock mais populares e comercialmente bem-sucedidas da Coréia do Sul. O duo 10cm, em 2010, com suas musicas emocionais e tocantes. O Rose Motel, em 2011, também do gênero indie, mas misturando muitos elementos de trot em suas musica e extremamente presentes em programas de variedades. E derivadas de reality shows, como o Busker Busker em 2013, presente no cenário indie e a Burters, 2014, com seu gênero de rock alternativo. O Drug Restaurant, em 2015, com sua vibe indie e pós punk, com o vocalista JJY, fruto de um reality show também.

Drug Restaurant - Mistake
Drug Restaurant – Mistake

Em 2015 temos o debut do nosso tão amado Day6, da JYP, que vem inovando cada vez mais nos gêneros e revivendo os anos 1980. E temos o HYUKOH, vindo de um sucesso no underground em 2014, mas tornando-se amplamente conhecida na Coreia em 2015 depois de aparecerem em um programa de variedades muito famoso por lá, com sua vibe indie pop e letras ternas e emocionais.

9BQ6

tenor

2017 nos traz a banda South Club, que nasceu quando o vocalista e guitarrista Nam Taehyun deixou o grupo WINNER, buscando mais liberdade artística e criativa, tem fortes influências de blues, grunge e indie rock. E a nossa querida The Rose, com seu pop rock de abalar o coração mas também nos envolvendo com seu pop indie.

tumblr_p74zszvsrj1wgeh50o2_500

Hoje, o rock e indie não são os gêneros principais no mercado de música na Coreia do Sul, mas ainda ocupam uma grande parte do consumo no país. Não esqueçam de dar atenção as bandas que são de excelente qualidade, tanto quanto o K-POP também!

Aproveite e confira muitas outras matérias e novidades sobre o mundo K-POP em nosso site, clicando AQUI.

Por British ‘n’ K-POP!


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque