zoom

As nove maravilhas do pop sueco


Acredite, muita coisa boa já saiu da Suécia – e você com certeza já ouviu!

Quando um grupo de música pop da Suécia supera as expectativas a ponto de se tornar o quarteto mais bem sucedido da Universal Music na década de 1970, e ser reconhecido como um dos grupos de maior sucesso do mundo, com uma estimativa de cerca de 400 milhões de discos vendidos, naturalmente, outros artistas locais seriam inspirados. Foi o que aconteceu com o ABBA, que colocou a terra escandinava no mapa da música pop em 1974 e transformou o pequeno país europeu – pasmem! – no terceiro maior exportador de música pop do planeta, pavimentando a estrada e servindo como combustível para artistas que vieram muitos anos depois. Hoje o cenário pop da Suécia é, no mínimo, impressionante – tanto em número como em qualidade. E esses nove artistas suecos, selecionados pelo Uber7, vão te provar como o pop escandinavo está com tudo.

Roxette

Conheça o duo que é a cara das trilhas românticas da década 1990, responsável por assinar baladões inesquecíveis como ‘Listen To Your Heart’, ‘Spending My Time’ e ‘It Must Have Been Love’. Ainda hoje, muita gente não sabe que a dupla formada por Marie e Per veio da Suécia: ela nasceu em uma pequena cidade chamada Össjö, no Condado da Escânia; e ele em Halmstad, no Condado de Halland. Juntos, os dois músicos formaram, em 1986, uma das duplas mais conhecidas, ouvidas e amadas de todos os tempos, que alcançou sucesso mundial e vendeu mais de 60 milhões de cópias nesse meio tempo.


Avicii

Tim Bergling não foi eleito o terceiro melhor DJ no Top 100 da DJ Magazine por acaso – e estão aí os sucessos de sua curta carreira que não nos deixam mentir. Talvez você, ouvindo músicas como ‘I Could Be the One’, ‘Hey Brother’, ‘Addicted to You’, ‘Levels’ e ‘Waiting for Love’ não acredite que esse produtor de EDM, remixer e DJ tenha nascido numa terrinha européia chamada Estolcomo, mas sim, foi lá, na capital da Suécia, que o rapaz começou seus primeiros projetos. Avicii é hoje um dos nomes mais conhecidos do cenário musical sueco, mesmo tendo optado por uma precoce pausa na carreira.


Peter Bjorn & John

A banda de indie pop/rock sueco, formada em Estolcomo no final dos anos 90, cujo grande hit você, com certeza, já conhece. O trio formado por Peter Morén, Björn Yttling e John Eriksson estourou em 2006, quando apareceu várias vezes nas listas dos melhores do ano, graças à música ‘Young Folks’. A faixa ganhou destaque ao entrar para a trilha sonora de séries como ‘How I Met Your Mother’ e ‘Gossip Girl’, além de comerciais, filmes e games. Outras boas faixas do trio são ‘Second Chances’ e ‘Amsterdam’.


Lykke Li

Com o crescimento absurdo de artistas pop na Suécia nos últimos anos, surgiu também uma mudança na sonoridade, que começou a ganhar características mais alternativas. Assim, entre outros artistas, ouviu-se falar de uma moça promissora chamada Lykke Li, inflluenciada por Neil Young, Rolling Stones, The Velvet Underground, Beatles e Leonard Cohen. Saída de uma cidade chamada Ystad, no sul da Escânia, a cantora, com uma pegada puxada para o indie rock, gravou o primeiro álbum aos 21 anos e, hoje, já fez ponta de atriz, levou prêmioas importantes para a casa e taí, provando que a Suécia sabe mesmo fazer boa música com as faixas ‘Possibility’, ‘Follow Rivers’, ‘Little Bit’, ‘Gunshot’ e ‘I Know Places’.


Ace of Base

Na nossa lista nostálgica de músicas dos anos 90, Ace of Base teve uma presença obrigatória. Muito comparada ao grupo ABBA, a banda de Gotemburgo – formada por Joker, Buddha, Linn e Jenny – liderou o chamado “milagre da música sueca”, que compreende o período entre os anos 1999 e 2003, quando o país esteve no ápice da exportação musical. O premiado grupo explodiu na Europa antes de ganhar a América com o conhecidíssimo hit ‘All That She Wants’. Hoje, Jenny e Linn foram substituídas por Clara e Julia.


Tove Lo

De Djursholm para o mundo! A jovem Ebba Tove Elsa Nilsson, mais conhecida como Tove Lo, saiu de uma área urbana em Estolcomo, na Suécia, para ficar mundialmente conhecida com a faixa ‘Habits’, em 2014, que ficou semanas no Top 10 da Billboard – dando trabalho, aliás, para artistas como Taylor Swift e Ariana Grande. Cantora, compositora e instrumentista, Tove Lo é hoje uma estrela em ascenção no chamado pop de balada, com três álbuns na bagagem e excelentes colaborações.


Cardigans

Se você estava vivo nos anos 90, com certeza já ouviu ‘Lovefool’. E se ouviu, é ao grupo Cardigans que você deve agradecer. Formado na Suécia em 1992, com uma sonoridade indie e pop, o grupo trás Nina Perrson em um vocal suave, que consagrou o Cardigans como uma das bandas mais prestigiadas do país. Vale a pena ouvir também as músicas ‘My Favourite Game’ e ‘Carnival’.


Icona Pop

Um grupo de electro house, punk e indie pop formado em Estolcomo, capital da Suécia, em 2009. Composto pelas jovens Caroline e Aino com a proposta de fazer as pessoas chorarem e rirem ao mesmo tempo, a dupla estourou nas paradas com o hit ‘I Love It’, single de um álbum autointulado como Icona Pop, lançado em 2012. Até o momento, as garotas lançaram dois discos e figuram entre os principais artistas suecos da atualidade. Entre as músicas mais conhecidas do grupo destacama-se faixas como ‘Emergency’, ‘All Night’ e ‘Girlfriend’.


ABBA

O clássico e obrigatório grupo pop dos anos 70, que colocou a Suécia no mapa da música pop – para nunca mais sair. Formado por dois casais e conhecido por uma sonoridade única, cheia de personalidade, o ABBA foi o primeiro grupo europeu a fazer sucesso em países fora da Europa, chegando à Austrália, Nova Zelândia, Canadá, África do Sul, Estados Unidos e Brasil. Embora bem sucedido, o ABBA enfrentou um declínio comercial na década de 80, que acabou encerrando os trabalhos em 1982. Ainda assim, quem nunca curtiu músicas como ‘Mamma Mia’, ‘The Winner Takes It All’ e ‘S.O.S.’, não é verdade?


Menções honrosas: Swedish House Mafia; Robyn; Little Dragon; Mapei; The Knife; The Hives; Secret Service; Zarah Larsson; Elliphant; Eagle Eye Cherry; Europe; Tallest Man On Earth; Yung Lean; Marlene; Zhala; Alcazar; Frida; Neneh Cherry e Mike Snow.

Por Uber 7


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque