press

Arraial da Providência “Roça in Rio”


Nos dias 19, 20 e 21 de junho o Jockey Club abriu novamente suas portas para a mais concorrida festa junina da cidade, cuja renda é integralmente revertida para os programas assistenciais do Banco da Providência.

A temporada de festas juninas começa neste mês e o principal evento do gênero na cidade já tem sua data marcada: o Arraial da Providência, o “Roça In Rio”, chega a sua sexta edição, acontecendo este ano nos dias 19, 20 e 21 de junho. A data coincide com a chegada do inverno, que começa oficialmente no último dia da festa. Serão três dias de muita alegria e música, brincadeiras e jogos, prêmios, as comidas e bebidas típicas da roça, as danças de quadrilha e, principalmente, a oportunidade de ajudar o próximo: toda a renda obtida com o evento é destinada aos projetos sociais do Banco da Providência, que atende anualmente a cerca de 40 mil pessoas em seus vários projetos sociais.

Um público de cerca de 25 mil pessoas deverá visitar o evento durante os três dias. Com uma grande tradição em shows musicais, este ano o Arraial da Providência abre seus palcos para a música tradicional das festas caipiras, atendendo a uma das principais reivindicações de seu público. Durante a festa, o palco central do evento será ocupado por nomes de destaque no forró, estrelas do gênero como a cantora Amelinha e os Trios Remelexo e Potiguá.

Os casamentos entre celebridades são outra atração do Arraial, todo ano levando ao Jockey nomes de destaque da TV. O Roça In Rio aliás, é famoso por atrair artistas, que vão ao Jockey para participar de brincadeiras ou apenas como público – nomes como Xuxa, Regina Duarte, Luiza Brunet, Lavinia Vlasak, Dado Dollabella, Preta Gil, o casal Siri e Alemão, Fabiana Karla, entre muitos outros. Este ano, uma das duplas confirmadas para subir ao altar do Arraial será a dupla Max e Francine, estrelas da nona edição do Big Brother Brasil.

Em sua sexta edição, o Roça In Rio ocupará um espaço de cerca de 8.000 metros quadrados, onde estarão montadas as barracas, palcos e áreas de diversão. A gastronomia, um dos pontos fortes da festa, oferece ao público quatorze diferentes barracas de comidas típicas e petiscos, caldinhos e bebidas, crepes, comida baiana, casquinha de siri e pizzas. O Roça In Rio terá também um grande restaurante.

BAZAAR ORIENTAL: A NOVIDADE DO ROÇA IN RIO 2009

A grande novidade na sexta edição do evento será o Bazaar Oriental – um complexo de dez estandes que levarão para o público um mix com o melhor de produtos artesanais e industrializados, como pashina, sari, batas, bijuterias, bolsas, bindis, incensos, henna, artigos de decoração e cultura e da Índia.

Além da música e das comidas típicas, o Arraial da Providência também é uma atração para quem quer ganhar prêmios: o tradicional Bingo do Bem presenteia seus participantes com brindes doados por lojas e marcas conceituadas, uma extensa relação de prêmios que inclui desde jóias até eletrodomésticos como televisões. O Bingo tem várias rodadas todos os dias. Junto ao Bingo, que este ano passa para um espaço mais confortável e maior que o dos anos anteriores, será montado o Boteco do Arraial, com direito a roda de samba na sexta-feira com o grupo Gente Fina. O boteco é comandado por Ana Helena Bárbara.

Para a criançada há brincadeiras ininterruptas, comandadas pelo Grupo Entreter, com Tio Carlos e sua equipe, e apresentações de dança com as companhias Carlota Portela, Dalal Aschar e Hiran Sereni. Há ainda várias quadrilhas que juntam na mesma celebração artistas e o público.

MUITO FORRÓ PARA ANIMAR AS NOITES DE FRIO

Para animar as noites do principal arraial da Zona Sul da cidade, o Roça In Rioconvocou este ano um time de primeira do forró nacional: nos dias 19 e 21sobe ao palco o Trio Remelexo; o Trio Potiguá estará se apresentando no dia 20; e a cantora Amelinha, uma das mais famosas artistas do gênero, também se apresenta no dia 20.

Amelinha despontou para o sucesso ao lançar o disco Flor da Paisagem, em 1977, produzido por Fagner, quando começou a ser apontada como a revelação nordestina ou “a Gal Costa do Ceará”. Com o segundo trabalho, Frevo Mulher (1979), recebeu disco de ouro. No ano seguinte viu o Maracanãzinho acompanhá-la em Foi Deus Que Fez Você, durante o MPB-80. A composição classificou-se em segundo lugar, vendeu mais de um milhão de compactos e foi a primeira música a alcançar o primeiro lugar entre as mais executadas tanto nas FM quanto AM. O tema de abertura da série Lampião e Maria Bonita, “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor”, fez Amelinha estourar novamente em 1982. O disco ficou mais de 30 semanas entre os 50 mais vendidos do ano. Após sete anos sem gravar, em 1994, aderiu ao forró, relembrando clássicos como Pisa na Fulô e A Vida do Viajante, transformando-se desde então em uma das musas do forró em todo o país.

Considerado um dos melhores do gênero no país, o Trio Potiguá se formou em 2001 e em pouco tempo já tinha fama espalhada por todo país. O nome “Trio Potiguá” veio para homenagear a terra natal da família. Além de interpretarem suas composições, fazem parte também de seu repertório Luiz Gonzaga, Mestre Zinho, Dominguinhos, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Marinês, Nando Cordel, Alcimar Monteiro, Chico Pessoa , Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Flávio José, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Genival Lacerda, Roberto Carlos, Paulinho Motta, dentre outros

O Trio Remelexo guarda em sua trajetória o privilégio de já ter dividido o palco com grandes mestres e músicos da tradição nordestina, tais como Dominguinhos, Mestre Zinho, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Potiguá, Trio Xamego, Trio Juazeiro, Trio Araripe, Trio Virgulino, Trio Pé-de-serra, Raiz do Sana, entre outros. Já tocou nas melhores casas de Forró do Rio de Janeiro e São Paulo, como Teatro Odisséia, Fundição Progresso, Recanto da Lapa, Rio Scenarium, Remelexo Brasil, entre muitos outros.

O ARRAIAL CONTA COM VOCÊ

Realizado desde 2004, o Arraial da Providência já se tornou uma das mais populares e concorridas festas juninas da cidade. Montado no espaço nobre do Jockey Club, no Jardim Botânico, a festa tem um toque de sofisticação criado pelo comitê organizador formado por 35 mulheres da sociedade carioca, tendo à frente a incansável  Gisella Amaral e a diretora do Banco da Providência , Marina Araújo.   Ao todo, o Arraial da Providência movimenta o trabalho de 300 profissionais, além de 400 voluntários.

Durante o Arraial será lançada a marca de produtos artesanais “Providência”. O maior valor desta marca é que o lucro é totalmente revertido para a geração de renda das mulheres artesãs, capacitadas através das Agências do Banco da Providência. A beleza das peças e o design dos produtos são desenvolvidos de acordo com os princípios da economia solidária: uma forma associativa de transformar as condições de vida das mulheres, crianças, adolescentes e suas famílias. Em um estande montado no Jockey Club, você vai poder comprar bijuterias, bolsas, artigos para mesa e cozinha e com isto colaborar para mudar a vida destas famílias.

TODA A VERBA OBTIDA COM A REALIZAÇÃO DO ARRAIAL DA PROVIDÊNCIA É DIRECIONADA PARA OS PROJETOS SOCIAIS DO BANCO DA PROVIDÊNCIA

Com estes projetos de ação e inclusão social realizados em comunidades onde a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza, o Banco da Providência atende a cerca de 40 mil pessoas por ano, através de uma agência de empregos, tirando documentos e encaminhando crianças à escola, criando empreendimentos populares e trabalhos informais. Para manter este trabalho de resgate social, 70% da verba é obtida com a realização da Feira e do Arraial da Providência.

SOBRE O BANCO DA PROVIDÊNCIA: SINÔNIMO DE SOLIDARIEDADE

O Banco da Providência, que comemora em 2009 seus 50 anos de ação social na Cidade do Rio de Janeiro, faz um forte investimento na formação para o trabalho e na geração de renda para famílias que vivem em comunidades de baixa renda e para homens que vivem em situação de risco social, moradores de rua e egressos do sistema penitenciário.

Nossa ação se desenvolve através do Programa de Inclusão Social, que significa investir todo o nosso esforço para que as pessoas matriculadas em nossas Agências tenham acesso à capacitação para o trabalho, melhoria das condições de vida e à geração de renda através de trabalhos dignos.

As Agências de Famílias são em número de 18 e abrangem a área de 84 comunidades. Cada família matriculada em uma das Agências participa de ações de capacitação para o trabalho e recebe apoio financeiro, tendo como resultados: Obtenção de documentação para todos os membros da família, matricular ou manter na escola as crianças de 7 a 14 anos, todo analfabeto tenha acesso à programa de alfabetização, jovens em busca do primeiro emprego e adultos sejam capacitados para o trabalho, geração de renda que reduz o número de famílias vivendo com renda abaixo da linha da pobreza.

Convém destacar também o trabalho de promoção humana e inclusão produtiva feito na Agência Comunidade de Emaús, que acolhe homens em situação de risco social. Para além de resgatar a dignidade destes homens, este trabalho tem como resultados principais: Obtenção de documentação pessoal, inclusão em tratamento da dependência química, capacitação para o trabalho, geração de renda através do mercado formal e informal, condições pessoal e financeira para manter um local de moradia fora das ruas.

Todo o trabalho de inclusão social é apoiado pelas Agências de Capacitação, Agência de Empregos e de Empreendimentos Populares.

O maior investimento do Banco da Providência é no desenvolvimento da solidariedade comunitária. Através da realização da Feira da Providência e do Arraial, articula os parceiros da área governamental e da sociedade civil, voluntários e população da cidade numa mobilização social para gerar recursos que se transformam em oportunidades de melhoria das condições de vida e redução da extrema pobreza em nossa cidade. São 40.000 pessoas atendidas por ano.

Mais informações acesse o site: www.providencia.org.br

Serviço

O Arraial da Providência será aberto ao público às 17 horas do dia 19 de junho, sexta-feira. No sábado e domingo os portões serão abertos para o público às 13:00 horas.

O Arraial funcionará todos os dias até a 1:00 hora da manhã. Os ingressos custam R$ 20,00, com meia entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos. Crianças de até 1 metro não pagam.

Datas: 19, 20, 21 de junho

Local: Jockey Club – Jardim Botânico

Horários:

17h à 1:00h (19/06)

13:00h à 1:00h (20/06)

13:00 à 1:00 (21/06)

Horários dos shows: 22:00 horas

Preço:

R$ 20,00 (R$10,00 para estudantes e idosos acima de 60 anos e crianças até 1 metro não pagam)


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque