press

15º Panorama Percussivo Mundial – PERC PAN 2008


Um dos mais importantes e prestigiados festivais de percussão do mundo completou 15 anos em clima de festa e realizou em setembro, edições no Rio de Janeiro e Salvador Entre as principais atrações os cubanos do Sintese, o grupo Amazones, da Guiné, os norteamericanos do Stomp e o grupo espanhol Faltriqueira, da Galícia: 15, 16 e 17 de setembro no Rio, no Teatro Oi Casa Grande e nos dias 18 e 19 de setembro em Salvador, no Teatro Castro Alves.

O Perc Pan – Panorama Percussivo Mundial chega a sua 15a edição trazendo em setembro, para o Rio de Janeiro e Salvador, os principais expoentes e novidades produzidas em todo o mundo na música percussiva internacional. Os shows acontecem nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Rio, no Teatro Oi Casa Grande e nos dias 18 e 19 de setembro em Salvador, no Teatro Castro Alves.

Entre as principais atrações programadas para este ano estão os cubanos do Sintese, o grupo Amazones, da Guiné, os norte-americanos do Stomp e o grupo espanhol Faltriqueira, da Galícia. Entre as atrações nacionais estão Marcos Suzano, Alex Meirelles e Wagner Tiso, que se apresentam no Rio e em Salvador, Os Ritmistas e Laudir Oliveira, que se apresentam no Rio de Janeiro, e o Rumpilezz e Orlando Costa, que se apresentam em Salvador.

No Rio de Janeiro o Perc Pan tem o patrocínio da Oi, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e o apoio do Oi Futuro; em Salvador o festival tem o patrocínio do Bom Preço e da Oi, através do Fazcultura, do Governo da Bahia, Secretária de Fazenda e Secretária de Cultura do estado. Na capital baiana o apoio também é da Oi Futuro.

O Perc Pan realizou sua primeira edição em março de 1994, em Salvador, e desde então já apresentou mais de 150 atrações vindas de 33 países, sempre com o objetivo de estabelecer um panorama da música percussiva produzida em todo o mundo, reunindo seus principais expoentes e propagando-a de volta para o mundo, promovendo a universalidade da linguagem e a aproximação de culturas distintas, por meio da música.

Em anos anteriores o Perc Pan já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e teve uma edição internacional em Paris. Firmou-se como pólo irradiador de tendências da percussão mundial, reunindo os maiores nomes do gênero em todo o mundo, além de alguns dos maiores expoentes da música instrumental brasileira.

Mais Informações:

www.percpan.com.br

Atrações
Amazones: Women Master Drummers of Guinea
Amazones: Women Master Drummers of Guinea é um grupo único e revolucionário: historicamente, o djembê (um tipo de tambor originário da Guiné) era proibido para as mulheres no país. Mas isto não impediu que as mulheres do grupo rompessem barreiras e apreendessem a dominar este instrumento ancestral, tanto que, em suas turnês mundiais, elas têm recebido resenhas entusiasmadas e modificado as convenções sociais. O nome “Amazones”, Women Master Drummers (que pode ser traduzido como as “mulheres mestras da percussão”) foi tirado do corajoso grupo de mulheres guerreiras do reino antigo de Daomé, nome anterior de Benin. Inspirado pela tradição, mas moderno na apresentação, o repertório do grupo é rico e variado e tem suas raízes na cultura Mandinga, destacando-se instrumentos tradicionais como o balafon, o krin e o bolo, incorporados aos djembês. Marcadas por uma forte percussão e impulsionadas por uma coreografia poderosa, as Amazones oferecem uma mensagem vigorosa de paz e otimismo na diversidade das culturas africanas. Amazones é a energia da África em seu estado mais puro.

Faltriqueira
As quatro garotas do grupo Faltriqueira também ocuparam a capa da Folk Roots, em agosto de 2003. Sua música – iniciada com os ritmos tradicionais da Galícia, mas logo abertas para os ritmos universais, não tardaram a ganhar o mundo – começaram conquistando o Senegal, chegaram à Europa Oriental e logo depois aos Estados Unidos. Assim, seu repertório pode incluir desde o chileno Victor Jara até o português Zeca Afonso. Seu primeiro CD foi lançado em 2002 e escolhido entre os 10 melhores do ano de world music. Desde então sua agenda inclui viagens por todo o planeta e gravações com grupos de igual prestígio. Há dois anos lançaram seu segundo disco, produzido igualmente pelo francês Pascal Gaigne.

Sintesis
Encabeçado por Carlos Afonso o Grupo Sintesis, surgido há mais de duas décadas, é um dos emblemas da música contemporânea cubana. Segundo vários especialistas, é sem dúvida a melhor banda de fusion da Ilha. O Sintesis apresenta um estilo bastante peculiar, onde conjuga raízes africanas impregnadas do som tradicional da ilha, com correntes de jazz e rock. Já gravaram 12 discos, a maioria deles premiado, e em 2002 foram indicados ao Grammy latino de melhor álbum pelo CD “Habana a flor de piel”. O sucesso internacional já os levou a palcos da Inglaterra, Suiça, França, Italia, Alemanha, Espanha, Dinamarca, Holanda, Finlandia, Mexico, Argentina, Brasil, Canadá e Eua, entre outros, além de participações em importantes festivais por todo o mundo como o Festival de Montreux, o PopKomm e o Rock In Rio 3. Também já dividiram os palcos e estúdios com nomes como Chuco Valdés, Gonzalo Rubalcaba, Pablo Milanés. Wynton Marsalis, Arturo Sandoval , Fito Páez, Stuart Copeland, Asia Dub Fondation, Rick Wakeman e Lenine, entre outros. O grupo é formado por seis músicos, a maioria egresso da Escola Nacional de Arte.

STOMP!
O STOMP! foi criado em 1991 por Luke Cresswell e Steve McNicholas, para explorar os ritmos da vida cotidiana. Os instrumentos que o grupo usa são tão variados e surpreendentes como canos de alumínio, sacos de areia, recipientes cheios de água, latões de lixo  e restos do mobiliário urbano. Hoje, existem mais de 10 companhias diferentes rodando o mundo simultaneamente, com apresentações nos Estados Unidos, América do Sul, Ásia e Reino Unido. Sua sonoridade única já foi vista  nos quatro cantos do mundo inteiro nos anúncios da Coca-Cola e da Toyota. Participaram das festividades da celebração do milênio organizadas pelo ex-presidente americano Bill Clinton, atuaram ao lado de Quincy Jones e com os músicos do Vila Sésamo. No carnaval brasileiro de 2000 iniciaram a produção de um filme – “Pulse – A Stomp Odyssey”, com a participação de nomes como o grupo brasileiro de percussão Timbalada e a bailarina Eva Yerbabuena.

Marcos Suzano
Marcos Suzano, percussionista carioca, escutava rock na adolescência até ouvir o naipe de percussão de um bloco carnavalesco e ficar fascinado. Comprou diversos instrumentos, tocou surdo, cuíca, e fixou-se no pandeiro depois de assistir a um programa com Jorginho do Pandeiro, do conjunto Época de Ouro. Marcos Suzano já tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Chico Buarque, Lenine e Gal Costa. Em 1993 sua parceria com o músico pernambucano Lenine se transformou no elogiado disco “Olho de Peixe”, lançado pela gravadora Velas. Seu primeiro disco solo, “Sambatown”, é de 1996, e traz concepções inovadoras para o uso do pandeiro, intensificando a batida samba-funk e a utilização de sons mais graves. Em 2000 sai pela Trama o CD “Flash”, em que o músico envereda ainda mais pelos caminhos da eletrônica. Sua contribuição na direção artistica do Panorana Percussivo Mundial começou em 2001, e por dois anos dividiu essa função com o hoje ministro Gilberto Gil.  A partir de 2003, até o presente ano, ele tem sido o diretor artístico deste que é o maior festival de percussão do mundo. Suzano estará se apresentando com o tecladista Alex Meirelles, que toca há 16 anos com o grupo Cidade Negra, e mantém um duo com o Suzano. Juntos, os dois já gravaram quatro discos.

Wagner Tiso
Wagner Tiso é músico, arranjador, regente, pianista e compositor. Aprendeu teoria musical com Paulo Moura e especializou-se em teclados. Participou do conjunto Sambacana em 1964 e dois anos depois foi trabalhar com o antigo mestre. Acompanhou diversos artistas, como Cauby Peixoto, Ivon Cury, Maysa e Marcos Valle. Em 1969 entrou para a banda Som Imaginário, que acompanhava os shows de Milton Nascimento. Logo começou a fazer sucesso no exterior, apresentando-se em Atenas e Montreux, e também acompanhando não só Milton, como também Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira. Nos anos 70, fez arranjos para Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, o próprio Milton e outros.

Rumpilezz
A principal característica do grupo baiano Rumpilezz são composições e arranjos concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano, inspirados nos toques dos Orixás, no culto do Candomblé e nas grandes agremiações percussivas, como o Ilê Aiyê, Olodum e Sambas do Recôncavo. Letieres Leite, maestro, compositor, arranjador e saxofonista criou o grupo em 2006 com uma formação próxima das big bands. Ele foi concebido em um estilo atual, com influência jazzística, onde as improvisações também marcam presença.  Com o intuito de fomentar a troca de experiências que resultem em novos caminhos para a música instrumental, o maestro teve a idéia de reunir conhecidos tocadores de atabaques, os “Alabés”, percussionistas das “Levadas Baianas” e renomados músicos de sopro para que deste encontro surgissem alternativas para a música instrumental brasileira de improviso.  A Orkestra Rumpilezz tem um trabalho onde tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Além do som e da formação no palco, o figurino foi estratégicamente bolado para valorizar os contrastes. Os percussionistas tocam de Smooking e os sopros usam sandália, bermuda e camiseta, tudo branco.

Laudir de Oliveira
Laudir de Oliveira foi um dos primeiros músicos brasileiros a difundir a percussão afro-brasileira no exterior, primeiro trabalhando com o grupo de dança “Brasiliana” e depois tocando com Sérgio Mendes, Joe Cocker, Chicago, Jackson 5 e Milton Nascimento entre outros. Citado como influência por músicos com o João Bosco, e Carlos Santana, ele cresceu ao lado de artistas como Pixinguinha, que conheceu quando criança. Já tocou na bateria da Imperatriz Leopoldinense, e atualmente trabalha ao lado do grupo Imã e também como produtor.

Paulo Moura

Paulo Moura – Uma homenagem a Dorival Caymmi e um passeio por ritmos Afros Brasileiros celebrará o encontro inédito para o PERCPAN 2008 de Paulo Moura (direção musical e clarinete) e o tarimbado percussionista Laudir de Oliveira (Chicago, Jackson Five, Sergio Mendes, entre outros). Para reforçar o time, os dois convidaram os percussionistas Marcos Lobo (Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Billy Cobham), Dito Inácio (tablas e violão) e o baixista Gastão Villeroy. Uma apresentação inédita criada especialmente para o Perc Pan.

Os Ritmistas
Os Ritmistas é uma banda composta exclusivamente por bateristas, mas que confirmam a pluralidade de nossa música e a criatividade da contemporânea MPB. Com muita delicadeza: ruídos e canções formam uma paisagem de eventos aparentemente desconexos. Dany Roland, Domenico Lancellotti e Stephane San Juan, lançaram seu álbum de estréia, “Os Ritmistas”, no ano passado. Seu álbum, como os shows, apresentam combinações harmônicas sofisticadas e letras inspiradas. O formato tradicional é de MPB, mas surpreende com uma sonoridade moderna e atual. Tem vassourinha, tablas, balafon, electribe, sampler, tambor de crioula, MPC1000 e 2000, cabaça, bongô e até saco plástico. Nas referências musicais, uma curiosa lista que inclui João Gilberto, Cibo Matto, Café Tacuba, +2, Hermeto Pascoal, Clube da Esquina, Nick Drake, Soft Machine, Candeia e Fela Kuti. Como opções de shows, o trio pode fazer um set mais eletrônico e minimalista com computadores e percussões e os show podem crescer até o formato banda, com duas baterias, computadores e participações especiais.

Orlando Costa
Conhecedor e pesquisador de instrumentos percussivos de diversas origens e estilos, Orlando Costa atua como percussionista há 20 anos. Já tocou ao lado de Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, João Bosco, Fagner, Daniela Mercury, Vanessa da Matta e Banda Mel, entre muitos outros. Fez turnês nos Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Israel e Europa, e participou de festivais como o Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz, Tim Festival e várias edições do Perc Pan, onde acompanhou Naná Vasconcelos. Está se preparando para lançar seu primeiro CD, que vai ganhar o nome de “Eu…Porquê sou Percussivo”.

Perc Pan 15 Anos

O Perc Pan nasceu do interesse e curiosidade de Beth Cayres pela música percussiva. Antropóloga baiana, produtora e curadora do festival desde sua fundação, eternamente apaixonada pela criação rítmica, ela viajou durante mais de uma ano por todo o mundo, assistindo turnês e festivais, para escrever uma tese acadêmica. Desta viagem nasceu a idéia de criar e produzir o Panorama Percussivo Mundial, um festival ligado às origens culturais da Bahia, mas também internacional, um evento capaz de expor diferenças e sublinhar parentescos entre culturas universais separadas pela geografia. A tese nunca foi concluída. Mas o sonho do festival logo se tornou realidade com a ajuda de Arrigo Barnabé, diretor artístico da primeira edição do evento. Entre os convidados da primeira edição, Naná Vasconcelos e Gilberto Gil, que não tardaram a se juntar à linha de frente do Perc Pan. Os três, mais Marcos Suzano, foram responsáveis pelo desenho definitivo do festival, que não tardaria a se transformar no principal evento do gênero no mundo.

Durante seus quinze anos de existência o Perc Pan foi itinerante – teve edições em Salvador, Rio, São Paulo, Recife e até uma em Paris. Mais: juntou percussionistas com cantores, teve música oriental e erudita, mostrou espetáculos ao ar livre. Trouxe aos palcos nacionais mais de 150 atrações, vindas de todos os cantos do mundo. Gilberto Gil, que teve nas mãos a batuta do festival durante alguns anos, definiu: “O Perc Pan tem uma importante função didático-pedagógica, e por não estar preso a esquemas comerciais de gravadoras pode ousar mais que outros festivais. É globalizante, mas trabalhando a outra face da globalização. ao juntar na Bahia os sons diversos da Ásia, da África, da América do Sul.”

A lista de artistas que passaram pelo palco do Per Pan é enorme, variada, surpreendente – como de resto, cada nova edição do festival. Por lá passaram Doudou N´Diaye Rose, o Ile Aye, Milton Nascimento, Glen Velez, Elza Soares, Gal Costa, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso, Edith do Prato, Carlinhos Brown, Jorge Ben Jor, Savion Glover, Frutos do Mangue, Zeca Pagodinho, Bezerra da Silva, Jovelina Pérola Negra, Hermeto Paschoal, Wadaiko Yamato, Alessandra Belloni, Maria Bethânia, Egberto Gismonti, Zeca Baleiro, Tambores do Burundi, Olodum, um grupo de índios do Xingu, Rita Marley, Lenine, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Sly Dumbar, Rita Lee, Arnaldo Antunes, o Afro Reggae, Hands On´Semble, Mino Cinelu, Dhol Foundation, as ceguinhas de Campina Grande, o grupo Lizamba Lela Pigmeus Aka.

Serviço
Rio de Janeiro
Data: 15 de setembro

Local: Oi Casa Grande (Rua Afrânio de Melo Franco 290, Leblon)

Vendas e informações: www.oicasagrande.oi.com.br

(21) 2511-0800

www.ticketronic.com.br

Classificação: 14 anos

Preço:

R$ 40,00
Shows – Atrações:

Marcos Suzano & Alex Meirelles
Horário: 20h

Os Ritmistas
Horário:20h50

Amazones Women Master Drummers of Guiné
Horário: 21h40

Stomp (Londres)
Horário: 22h40

Data: 16 de setembro

Workshops:

09:30 – Marcos Suzano (CCBB)

11:30 – Stomp (Oi Futuro)

14:00 – Wagner Tiso (CCBB)

14:00 – Faltriqueira (Oi Futuro)

16:00 – Amazones (Oi Futuro)

16:30 – Stomp (CCBB)

Obs: Inscrições para os workshops poderão ser feitas no site www.percpan.com.br

Local: Oi Casa Grande (Rua Afrânio de Melo Franco 290, Leblon)

Vendas e informações: www.oicasagrande.oi.com.br

(21) 2511-0800

www.ticketronic.com.br

Classificação: 14 anos

Preço:

R$ 40,00
Shows – Atrações:

Wagner Tiso
Horário: 20h

Faltriqueira (Espanha)
Horário: 21h

Laudir de Oliveira & Paulo Moura
Horário: 22h

Sintesis (Cuba)
Horário: 22h50

Data: 17 de setembro

Workshops:

11:00 – Faltriqueira (CCBB)

11:30 – Wagner Tiso (Oi Futuro)

14:00 – Sintesis (Oi Futuro)

Obs: Inscrições para os workshops poderão ser feitas no site www.percpan.com.br

Show: Oi Futuro às 19:30

PERCPAN – “NOSSO BUMBA”

Participação de vários artistas do festival

 

Salvador
Data: 18 de setembro

Encontro Cultural:

Local: Escola Sao Damiao , Rua Jacobi de Carvalho S/N – Jardim Nogueira, Aguas Claras

11:00 – “Projeto Cirandando Brasil” & Wagner Tiso

Workshops: Praça Pedro Arcanjo – Pelô

10:00 – Marcos Suzano

11:00 – Sinstesis (Cuba)

14:00 – Faltriqueira (Espanha)

16:00 – Wagner Tiso

Obs: Não haverá necessidade de inscrição para o workshop

Workshops: Bom Preço

11: 00 – Stomp (Loja Hiper Bom Preço –Iguatemi)

Obs: Não haverá necessidade de inscrição para o workshop

Local: Teatro Castro Alves

Vendas e informações: www.tca.ba.gov.br

(71) 3117-4899

SAC (Serviço de atendimento ao cidadão)

Classificação: 14 anos

Preço:

R$ 20,00
Av. Centenário, 2.992  loja 1, 1º piso – Shopping Barra – Chame-Chame – Salvador – Bahia

Av. Tancredo Neves, 148 , Shopping Iguatemi – Estacionamento C – Salvador – Bahia

Shows – Atrações:

Marcos Suzano & Alex Meirelles
Horário: 20h

Rumpilezz (BA)
Horário: 20h50

Amazones Women Master Drummers of Guiné
Horário: 21h40

Stomp (Londres)
Horário: 22h40

Data: 19 de setembro

Encontro Cultural:

Local: Teatro XVIII, Rua Frei Vicente, 18 – Pelourinho

11:00 – “Miúdos da Ladeira” & Faltriquira

Workshops: Praça Pedro Arcanjo – Pelô

10:00 – Orlando Costa

11:00 – Rumpilezz

14:00 – Amazones (Guiné)

16:00 – Stomp (USA)

Obs: Não haverá necessidade de inscrição para o workshop

Local: Teatro Castro Alves

Vendas e informações: www.tca.ba.gov.br

(71) 3117-4899

SAC (Serviço de atendimento ao cidadão)

Classificação: 14 anos

Preço:

R$ 20,00
Av. Centenário, 2.992  loja 1, 1º piso – Shopping Barra – Chame-Chame – Salvador – Bahia

Av. Tancredo Neves, 148 , Shopping Iguatemi – Estacionamento C – Salvador – Bahia

Shows – Atrações:

Wagner Tiso
Horário: 20h

Faltriqueira (Espanha)
Horário: 21h

Orlando Costa (BA)
Horário: 22h

Sintesis (Cuba)
Horário: 22h50


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque